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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GHIGGI, Gomercindo; SANTOS, Juliana Batista Pereira dos; CHAVES, Priscila Monteiro  e  ROCHA, Sheila de Fatima Mangoli. A obsolescência do aspecto político da profissão docente e o tema gerador. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.286-296. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.02.

A pesquisa teve como objetivo identificar como o Projeto Pedagógico de uma instituição escolar do interior do Rio Grande do Sul oferece subsídios aos seus docentes para seus planejamentos, bem como o modo como é pensado o tema gerador nas suas atividades em sala de aula. Para tanto, por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados dois instrumentos: o Projeto Pedagógico da escola e as respostas concedidas pelas docentes. O referencial teórico ancorou-se, mormente, nos preceitos de Paulo Freire. Como conclusão, observa-se que há um esfacelamento da compreensão socioantropológica do tema gerador, que se apresenta como consequência da obsolescência do aspecto político da atividade docente.

Palavras-chave : Projeto Pedagógico; Paulo Freire; Tema Gerador.

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