SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Socialização profissional de professores universitários iniciantes: uma revisãoNão é uma história comum, porém, não é uma nova crítica. Uma viagem para utopia por meio da avaliação padronizada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  y  BARBOSA, Andreza. Trabalho coletivo e colaborativo na escola: condições e princípios de trabalho. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.306-314. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.04.

O artigo discute o trabalho coletivo de professores nas escolas de educação básica e problematiza a importância das condições de trabalho e a definição de princípios para que o trabalho coletivo seja assumido como trabalho colaborativo. Os dados de análise foram produzidos em uma pesquisa que envolveu uma escola da rede estadual paulista e uma Diretoria Regional de Ensino. Os pesquisadores acompanharam a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente comprometem a realização do trabalho coletivo e que esse se torna colaborativo quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores.

Palabras clave : Trabalho Coletivo; Condições de Trabalho; Parceria Colaborativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )