SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Trabalho coletivo e colaborativo na escola: condições e princípios de trabalhoDescentralização, municipalização e federalismo na educação especial: o caso da Fenapaes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ANDRADE-MOLINA, Melissa. Não é uma história comum, porém, não é uma nova crítica. Uma viagem para utopia por meio da avaliação padronizada. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.315-323. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.05.

Este trabalho é uma abordagem da avaliação padronizada construída sobre o trabalho de Foucault. A avaliação é considerada como um dispositif que permite o exercício do poder, em termos de governamentalidade. Diversos discursos sobre avaliação circulam entre agências nacionais e internacionais, que promovem sua “bondade” para o progresso e o desenvolvimento das nações. Este artigo, ao historicizar o presente, visa traçar as continuidades e descontinuidades dos discursos sobre a avaliação padronizada no Chile e retratar como os sistemas de avaliação governam os sujeitos. A estrutura deste artigo não é a estrutura acadêmica típica. Em vez disso, usa o enredo de dois filmes para articular e descrever os sistemas de avaliação como um dispositif de poder.

Palabras clave : Avaliação Padronizada; Dispositif; Historicizar o Presente; Foucault.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )