SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Experiences of empowerment and self-advocacy in people with disabilities: A study in Brazil and CanadaCultural industry and pedagogy advertising (des)crystallization of concepts teachers on the family “condominium” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

KLAUS, Viviane. Empresariamento da educação em tempos de capitalismo flexível: análise de parcerias escola/empresa no RS. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.345-355. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.08.

O artigo discute o fenômeno do empresariamento da educação a partir do final do século XX e apresenta um mapeamento inicial das parcerias escola/empresa no Rio Grande do Sul. A partir de uma análise documental, foram estudados programas desenvolvidos em escolas públicas por uma Associação Educativa sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada, cuja finalidade é formar sujeitos empreendedores no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As discussões e a análise dos documentos foram realizadas com base nas teorias de Ball, Dardot e Laval, Sennett e López-Ruiz. O estudo permitiu-nos compreender como algumas das discussões realizadas pela área de Gestão e Negócios sobre a reengenharia, o capital humano e o empreendedorismo adentram as instituições de ensino e demandam a formação de um sujeito flexível.

Keywords : Educação; Empreendedorismo; Capital Humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )