SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Vivências de empoderamento e autoadvocacia de pessoas com deficiência: um estudo no Brasil e no CanadáA indústria cultural e a pedagogia midiática na (des)cristalização de conceitos docentes sobre a família “condomínio” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

KLAUS, Viviane. Empresariamento da educação em tempos de capitalismo flexível: análise de parcerias escola/empresa no RS. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.345-355. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.08.

O artigo discute o fenômeno do empresariamento da educação a partir do final do século XX e apresenta um mapeamento inicial das parcerias escola/empresa no Rio Grande do Sul. A partir de uma análise documental, foram estudados programas desenvolvidos em escolas públicas por uma Associação Educativa sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada, cuja finalidade é formar sujeitos empreendedores no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As discussões e a análise dos documentos foram realizadas com base nas teorias de Ball, Dardot e Laval, Sennett e López-Ruiz. O estudo permitiu-nos compreender como algumas das discussões realizadas pela área de Gestão e Negócios sobre a reengenharia, o capital humano e o empreendedorismo adentram as instituições de ensino e demandam a formação de um sujeito flexível.

Palabras clave : Educação; Empreendedorismo; Capital Humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )