SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Empresariamento da educação em tempos de capitalismo flexível: análise de parcerias escola/empresa no RSÉtica Intercultural: do conhecer ao re-conhecer o Outro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. A indústria cultural e a pedagogia midiática na (des)cristalização de conceitos docentes sobre a família “condomínio”. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.356-365. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.09.

O presente estudo foi desenvolvido com 20 alunas do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual do Paraná, em quatro encontros, nos quais ocorrem as seguintes atividades: debate do conceito prévio de família, leitura de um texto científico, aprofundamento de referenciais na rede mundial de computadores, projeção de três propagandas comerciais, que nortearam a elaboração de um texto coletivo utilizando o Google Drive, e criação de um blog pessoal no qual foi transposto o conceito de família adquirido após a intervenção. A proposta teve como objetivo compreender como a indústria cultural contribui para a formação do conceito de família. Os resultados obtidos foram tratados a partir da análise de conteúdos e na visão de exemplares, sob quatro vieses: clássica, prototípica, dos exemplares e teórica. Concluímos que o conceito de família das futuras professoras aponta para uma visão clássica, baseada em características definidoras. É necessário problematizar o conceito de famílias na contemporaneidade, para tanto, ela deve ser compreendida historicamente e analisada em suas especificidades nos processos de formação docente.

Palabras clave : Indústria Cultural; Formação de Conceitos; Famílias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )