SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A indústria cultural e a pedagogia midiática na (des)cristalização de conceitos docentes sobre a família “condomínio”A produção de jogos eletrônicos para a educação: investigando os bastidores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MENEZES, Magali Mendes de  y  DORNELES, Leonardo Castro. Ética Intercultural: do conhecer ao re-conhecer o Outro. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.366-373. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.10.

Este estudo busca, inicialmente, refletir a violência na constituição do Outro presente no pensamento denominado de Orientalismo, teoria analisada por Edward W. Said, na obra Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (2007). Posteriormente, apresenta algumas reflexões que emergem do campo da Ética Intercultural, formulada pelo pensador chileno Ricardo Salas, de forma a evidenciar e, ao mesmo tempo, mostrar as contradições de dois aspectos do Orientalismo: a ausência de diálogo intercultural e de pressupostos éticos; e a evidência de uma moral que disfarçava a intenção consciente de tornar o nativo um objeto de lucro, reificando, assim, sua condição. A proposta de uma ética intercultural carrega elementos fundamentais para pensarmos uma proposta de educação intercultural, tecida pela compreensão de re-conhecimento.

Palabras clave : Orientalismo; Ética Intercultural; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )