SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Ética Intercultural: do conhecer ao re-conhecer o OutroA pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CARVALHO, Sandro de Paiva; PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo  e  ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. A produção de jogos eletrônicos para a educação: investigando os bastidores. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.374-386. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.11.

Este artigo propõe uma análise dos bastidores de produção de Jogos Eletrônicos Educacionais. Para isso, acompanha o dia a dia da equipe envolvida em sua construção, suas negociações, suas falas, seus atos, na busca de observar a que eles reportam, que materiais utilizam, que noções sobre educação eles têm para “etiquetar” um jogo como educacional. Esses artefatos digitais são produzidos e chegam ao consumidor final como uma caixa-preta, na qual não está registrado o que aconteceu durante seu desenvolvimento. A proposta é abrir essa caixa-preta e investigar que noções educacionais circulam nos bastidores de produção. Têm-se como referencial teórico-metodológico os conceitos de ator, fachada e bastidores de Goffman para o estudo das equipes de produção; a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour para o mapeamento das redes que formam os produtos-caixas-pretas; e a descrição densa dos ambientes observados a partir das orientações advindas da experiência antropológica de Geertz. Verificamos, na instituição pesquisada, que as concepções circulantes sobre a natureza educacional dos jogos limitam-se à nomeação de poucos autores acadêmicos e à presença eventual de um pedagogo. Indicamos a relevância de um aprofundamento sobre os bastidores de produção de jogos eletrônicos rotulados como educacionais, apresentando e propondo um roteiro de questões para novos estudos.

Palavras-chave : Jogo Eletrônico Educacional; Bastidores de Produção; Concepções Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )