SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A produção de jogos eletrônicos para a educação: investigando os bastidoresRelações de gênero, educação e imprensa: reflexões sobre o jornal O Albor em Laguna (1901-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

URIARTE, Monica Zewe  e  NEITZEL, Adair de Aguiar. A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.387-394. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.12.

Este artigo tem como foco a pesquisa de intervenção cartográfica como um método para pesquisas em Arte Educação. O objetivo é discutir sobre essa metodologia, que coloca em evidência os processos e as questões educacionais que respeitam as subjetividades e a experiência. A metodologia de pesquisa é qualitativa, e a abordagem é bibliográfica, com aporte teórico principal em Deleuze e Guattari (1995), Kastrup (2008) e Uriarte (2017). Como resultado, sinaliza-se que essa metodologia exige mudança nas práticas de narrar; apresenta a pesquisa e a intervenção como dois planos de um mesmo processo; não dissocia os campos da análise e da intervenção; constitui-se um método aberto às relações e às conexões com outras áreas do conhecimento; exige a imersão do pesquisador no território da pesquisa; é sempre um coletivo de forças e, mostrou-se muito adequado para a pesquisa em Arte Educação, especificamente na área da Música.

Palavras-chave : Pesquisa-Intervenção Cartográfica; Metodologia de Pesquisa; Arte Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )