SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte EducaçãoAs escolas dos mosteiros medievais: dinâmica social, didática e pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FERNANDES, Fabricia Machado  e  CRUZ, Tania Mara. Relações de gênero, educação e imprensa: reflexões sobre o jornal O Albor em Laguna (1901-1930). Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.395-404. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13.

O artigo discute relações de gênero e educação, enfatizando a educação de meninas e o magistério em diálogo com a produção historiográfica e matérias de O Albor, no período de 1901 a 1930, disponíveis no Arquivo Público Municipal de Laguna (SC). Sob os referenciais de E.P. Thompson, a imprensa é analisada na intencionalidade dos grupos que representa, com suas contradições e fissuras, que, em seu dizer, ensina, propõe reflexões e difunde informações, e o faz também no que deixa de dizer, no que é silenciado. Nos onze excertos selecionados, os resultados apontaram para discrepâncias salariais entre os sexos, para a implantação da escola mista como um processo gradual, resultante de fatores financeiros estatais, potencializados pela luta das mulheres e pela formação sociocultural de professoras e eventuais professores, vinculada à ideia de vocação e dedicação amorosa. A normatização para uma feminilidade dócil e religiosa estava presente, principalmente dirigida à mulher branca, de setores médios e elites, ainda que abrisse espaço para a discussão da emancipação das mulheres sob a perspectiva do feminismo liberal.

Palavras-chave : Educação Feminina; Imprensa; O Albor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )