SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Relações de gênero, educação e imprensa: reflexões sobre o jornal O Albor em Laguna (1901-1930)Memórias de professoras: (re)pensando a formação docente e o trabalho na creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

DIEL, Paulo Fernando. As escolas dos mosteiros medievais: dinâmica social, didática e pedagogia. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.405-414. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.14.

Os mosteiros foram grandes centros civilizacionais na Idade Média. Sua influência e poder extrapolaram os aspectos puramente religiosos e espirituais. No seu interior, o monge dedicava-se basicamente à oração e ao trabalho (ora et labora), mas também havia espaço para o estudo e a leitura. Na Europa Medieval, o estudo era um privilégio de poucos, um luxo do clero e da nobreza. As escolas existiam basicamente em instituições eclesiais, paróquias, catedrais e mosteiros. No entanto, foi nos mosteiros que a escola teve mais efetividade e organização. Quase todos possuíam escolas que preparavam seus noviços para a vida monástica. A leitura e a escrita permitiam o acesso à bíblia e a integração do monge no complexo arranjo litúrgico da vida monástica. O fim último da educação não era o conhecimento em si, mas a salvação. Este artigo analisa a dinâmica social, a didática e a pedagógica no interior de uma escola monástica.

Palavras-chave : Idade Média; Mosteiros; Escola; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )