SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Teaching meanings in the ‘BNCC’: Effects for the curriculum of basic education and teacher education/performanceSense of continued teacher training for CEFAPRO in Mato Grosso: The performance as a (good) quality of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de  and  OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de. Novas tentativas de controle moral da educação: conflitos sobre gênero e sexualidade no currículo e na formação docente. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.16-25. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.02.

A sociedade brasileira tem vivenciado um intenso embate hegemônico sobre as concepções de gênero e sexualidade articuladas nas políticas públicas de currículo e formação docente. Grupos políticos e religiosos conservadores têm desenvolvido um ataque agressivo ao que denominam “ideologia de gênero” na educação. A partir de uma análise dos processos de formação dos discursos pela igualdade de gênero e diversidade sexual nas políticas educacionais brasileiras ao longo das últimas décadas e da emergência de discursos reativos (neo)conservadores no contexto atual, o texto busca discutir as condições de (im) possibilidade desse confronto hegemônico. A análise é desenvolvida em diálogo com os debates pós-estruturalistas no campo da educação e, em especial, com a Teoria Política do Discurso de Laclau e Mouffe. O trabalho aponta que ambos os polos discursivos engajados no conflito atual são construções históricas contingentes e que o debate no campo da educação tem sido predominantemente realizado a partir do parâmetro comum das políticas de acomodação e gestão estratégicas das diferenças.

Keywords : Currículo; Formação Docente; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )