SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Novas tentativas de controle moral da educação: conflitos sobre gênero e sexualidade no currículo e na formação docenteA Base Nacional Comum Curricular e o conhecimento como commodity índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da  e  GARSKE, Lindalva Maria Novaes. Sentidos de formação continuada de professores para o CEFAPRO em Mato Grosso: a performatividade como a (boa) qualidade da educação. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.26-34. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.03.

Tencionamos explicitar como a formação está sendo significada na política de formação continuada de professores do Estado de Mato Grosso no governo de Pedro Taques. Pontuamos nossa ancoragem entre diferenças teóricas de Stephen Ball e Ernesto Laclau. A discussão empírica foca documentos que tratam da atuação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO). Com a análise, revolvemos a articulação discursiva de demandas para a formação do professor no intuito de demonstrar o modo como mudanças na formação continuada são justificadas pela invenção da ausência da “boa” qualidade da educação nas escolas. Realçamos que a interpretação de que falta conhecimento a todos dispara a produção de sentidos de regulação e controle, instituindo a performatividade como uma lógica da formação de professores.

Palavras-chave : CEFAPRO; Política de Formação de Professores; Performatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )