SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Sense of continued teacher training for CEFAPRO in Mato Grosso: The performance as a (good) quality of educationTensions and translations in curriculum policies for teacher education in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

VIEIRA, Jarbas Santos  and  FEIJO, José Roberto de Oliveira. A Base Nacional Comum Curricular e o conhecimento como commodity. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.35-43. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.04.

Este artigo problematiza a dimensão epistemológica que sustenta a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, discute as concepções de competências e de conhecimento que são apresentadas no documento do MEC, explorando o conceito de Economia do Conhecimento como matriz da proposta curricular. Isso possibilita estruturar e compreender a concepção curricular que se deseja implantar nas escolas brasileiras. A conclusão foi de que todo aparato discursivo de direito ao ensino não faz mais do que constituir a competitividade como fundamento da educação. O empobrecimento do conhecimento, reduzido a mera competência, não opera para a vida qualificada pela cultura, mas para o produtivismo econômico, pois toda uma dimensão ética e estética é alijada do processo educacional.

Keywords : Currículo; Base Nacional Comum Curricular; Economia do Conhecimento; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )