SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Propuestas de conocimiento escolar en las orientaciones curriculares para la enseñanza de las ciencias de la naturaleza en BogotáEl referente identitario del curriculum de la educación básica mexicana: causas y consecuencias de la injusticia curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MONTEIRO, Angélica; LEITE, Carlinda  e  SOUZA, Glasielle. Docência no ensino superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.63-73. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.07.

A restruturação do ensino superior em Portugal, resultante dos compromissos do Processo de Bolonha, teve início em 2006 e impôs desafios pedagógico-didáticos. Apelouse aos professores para adotarem modos de trabalho pedagógico que rompessem com o modelo transmissivo e apontou-se a necessidade de uma organização curricular fundada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para compreender o efeito dessas medidas na prática docente, o artigo apresenta um estudo que investigou estratégias de ensinoaprendizagem privilegiadas por professores de uma licenciatura em Ciências da Educação. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário submetido a professores e estudantes em 2010 e 2016. A análise estatística simples dos dados aponta para a utilização de uma diversidade ampla de estratégias de ensino-aprendizagem, embora prevaleçam as mais tradicionais, ou seja, existe uma contradição entre o discurso político-acadêmico e as estratégias seguidas na sua concretização.

Palavras-chave : Ensino Superior; Currículo; Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )