SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Educational standardization in Chile: Tensions and consequences for teachers’ workTeaching authority and student autonomy: Problematizations about their relations, practices and knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

CUERVO, Luciane da Costa  and  MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Compreensões sobre musicalidade nos cursos de Pedagogia e Música: pistas para diversidade cultural no currículo. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.91-100. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.10.

Este trabalho almeja discutir a presença da diversidade cultural no currículo por meio da investigação de concepções de musicalidade entre professores em formação. Apresenta reflexões sobre material empírico coletado ao longo de seis anos de trabalho docente desenvolvido pelas autoras nos cursos de Graduação em Música e Pedagogia, modalidade presencial e a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aborda as concepções de musicalidade e sua implicação na atuação docente, discutindo caminhos para a valorização da pluralidade cultural no currículo acadêmico. A fundamentação teórica abarca principalmente pesquisadores das áreas de educação e educação musical, com abertura a outras áreas que a elas se associam, na perspectiva de atender aos da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (2016). As reflexões e análises do material coletado seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa no modo de explorar e interpretar seu conteúdo. Os resultados mostram sintonia entre os depoimentos dos estudantes e as concepções de musicalidade defendidas por teóricos da área; as discussões e a convivência propiciadas pela prática musical coletiva promoveram a ampliação do sentimento de pertencimento, reconhecimento e aceitação mútua, elementos positivos que também ressaltam a importância da valorização da pluralidade cultural no contexto educacional.

Keywords : Musicalidade; Diversidade Cultural; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )