SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Understandings about musicality in undergraduate schools of Education and Music: Clues for cultural diversity in curriculaThe conception of education in Westminster Confession of Faith, of 1647 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

THESING, Mariana Luzia Corrêa  and  MOROSINI, Marília Costa. Autoridade docente e autonomia estudantil: problematizações sobre suas relações, práticas e saberes. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.101-109. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.11.

A autoridade docente é, muitas vezes, confundida com a ideia de autoritarismo e de rigidez no espaço escolar. Porém, o rigor nas práticas pedagógicas disciplinares é uma escolha pedagógica do educador comprometido com a pedagogia libertadora. A partir da perspectiva freireana, este texto é resultante de uma pesquisa que, de caráter qualitativo, a partir de um estudo de caso, teve como objetivo conhecer e compreender as práticas e saberes de uma professora acerca dos processos de construção de sua autoridade e da autonomia dos estudantes. A partir de entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análise de documentos oficiais/escolares, apresentou como resultados a necessária articulação dos conceitos de autoridade e autonomia, a importância das práticas de autoridade docente para a construção da autonomia dos estudantes e as dificuldades da instituição escolar para o trabalho com essa problemática, tendo em vista os conceitos de autoridade e autonomia.

Keywords : Autoridade Docente; Autonomia Estudantil; Pedagogia Libertadora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )