SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Compreensões sobre musicalidade nos cursos de Pedagogia e Música: pistas para diversidade cultural no currículoA concepção de educação na Confissão de Fé de Westminster, de 1647 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

THESING, Mariana Luzia Corrêa  e  MOROSINI, Marília Costa. Autoridade docente e autonomia estudantil: problematizações sobre suas relações, práticas e saberes. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.101-109. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.11.

A autoridade docente é, muitas vezes, confundida com a ideia de autoritarismo e de rigidez no espaço escolar. Porém, o rigor nas práticas pedagógicas disciplinares é uma escolha pedagógica do educador comprometido com a pedagogia libertadora. A partir da perspectiva freireana, este texto é resultante de uma pesquisa que, de caráter qualitativo, a partir de um estudo de caso, teve como objetivo conhecer e compreender as práticas e saberes de uma professora acerca dos processos de construção de sua autoridade e da autonomia dos estudantes. A partir de entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análise de documentos oficiais/escolares, apresentou como resultados a necessária articulação dos conceitos de autoridade e autonomia, a importância das práticas de autoridade docente para a construção da autonomia dos estudantes e as dificuldades da instituição escolar para o trabalho com essa problemática, tendo em vista os conceitos de autoridade e autonomia.

Palavras-chave : Autoridade Docente; Autonomia Estudantil; Pedagogia Libertadora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )