SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Autoridade docente e autonomia estudantil: problematizações sobre suas relações, práticas e saberes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANDRADE, Rodrigo Pinto de; TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de  e  ANDRADE, Francielle Aparecida Garuti de. A concepção de educação na Confissão de Fé de Westminster, de 1647. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.110-118. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.12.

Este artigo analisa a concepção de educação na Confissão de Fé de Westminster, documento redigido na Abadia de Westminster, na Inglaterra, em 1647. O texto foi elaborado por teólogos calvinistas e serviu como manual doutrinal e confessional da Igreja Reformada. As confissões de fé são típicas da Modernidade na Europa Ocidental e surgiram no contexto do nascimento dos Estados modernos e das novas denominações cristãs, que, por sua vez, estiveram diretamente relacionados com os processos de confessionalização vividos pela religião cristã na Europa Ocidental nos séculos XVI e XVII. Trata-se de um documento amplamente utilizado pelas igrejas de orientação calvinista, e suas propostas educacionais, estratégias pedagógicas e concepção de educação tiveram larga influência nas regiões onde foi utilizado.

Palavras-chave : Educação; Confissão de Fé de Westminster; Confessionalização; Modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )