SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A deficiência vai à universidade: perspectivas e entraves do processo inclusivo na educação superior brasileiraEncontro entre Educação Especial e Educação Inclusiva: a formação de professores-mediadores na área da deficiência intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PITANO, Sandro de Castro  y  NOAL, Rosa Elena. Cegueira e representação mental do conhecimento por conceitos: comparação entre cegos congênitos e adquiridos. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.128-137. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.02.

O artigo analisa a representação mental do conhecimento por cegos congênitos e adquiridos, a partir de conceitos geográficos, com o objetivo de compreender como os cegos processam informações e se utilizam de outros sentidos quando estimulados a conceituar objetos e fenômenos sobre os quais possuem noções. A investigação revela que a experiência de vida dos cegos adquiridos, ampliada pela visão temporária, oportunizou o estabelecimento de conexões mais avançadas em relação aos congênitos. Portanto, a condição de ambos sobre o conhecimento e sua representação é desigual, manifestando a necessidade de que as experiências interativas sejam adaptadas e qualificadas em relação às características biológicas e culturais diferenciadas dos cegos, principalmente nos espaços educacionais, como a escola.

Palabras clave : Deficiência Visual; Representação Mental; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )