SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolarParcerias entre Estado e sociedade civil na oferta de EJA na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

NEUVALD, Luciane  y  COLLARES, Solange Aparecida de Oliveira. O processo adaptativo e o processo emancipatório na gestão democrática. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.156-165. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.05.

Este texto discute a gestão democrática no sistema de ensino brasileiro. Aponta as ocorrências e as contradições e fortalece os pressupostos que compõem a gestão democrática, visando à educação emancipatória. As ideias de Theodor Adorno sobre a educação emancipatória e a literatura brasileira sobre a gestão escolar democrática fundamentam a análise das contradições dessa forma de organizar as relações de poder no contexto escolar. Adorno (1995) enfatiza o vínculo entre o processo emancipatório e a democracia, pois ambos implicam na conscientização do indivíduo sobre sua condição heterônoma. Segundo o autor, a luta pela transformação da sociedade pressupõe a conversão da impotência em potência, ou seja, em objeto de seu pensamento e de suas ações.

Palabras clave : Adorno; Gestão Democrática; Educação Emancipatória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )