SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Partnerships between State and civil society on EJA availability in the City School System of Belo HorizonteThe principle of contextualization in secondary education reform in Brazil: In search of an ontological reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

PRADO, Guilherme do Val Toledo  and  PROENCA, Heloisa Helena Dias Martins. Práticas de formação profissional na escola: desafios na atuação da coordenadora pedagógica em parceria com os professores. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.175-184. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.07.

A partir da narrativa de situações da experiência profissional, desenvolvida em diferentes instituições de ensino, este texto discute alguns desafios que a coordenação pedagógica enfrenta ao ter como pressuposto um trabalho em parceria com os professores no cotidiano escolar. Busca também mostrar possibilidades para o desenvolvimento desse trabalho na perspectiva do diálogo. Entende-se que a efetividade do trabalho pedagógico depende das relações profissionais que se estabelecem com e no coletivo. Para isso, toma-se o próprio trabalho como fonte de reflexão e pesquisa, em uma perspectiva narrativa e autobiográfica, assumindo-se que a produção de conhecimento sobre a escola também ocorre na/com a própria instituição, no contexto das ações profissionais. A parceria entre a coordenação pedagógica e os docentes produziu um trabalho pedagógico coletivo que articulou as diversidades dos saberes e fazeres de cada profissional a favor da aprendizagem de todos os estudantes nas escolas.

Keywords : Coordenação Pedagógica; Parceria Profissional; Aprendizagem Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )