SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Práticas de formação profissional na escola: desafios na atuação da coordenadora pedagógica em parceria com os professoresO “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MAIA FILHO, Osterne Nonato; JIMENEZ, Maria Susana Vasconcelos; CHAVES, Hamilton Viana  e  FURTADO, Luís Távora. O princípio da contextualização na reforma do ensino médio no Brasil: em busca de uma leitura ontológica. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.185-193. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.08.

Contextualização é um dos princípios pedagógicos centrais da reforma do ensino médio implantada no Brasil nos anos de 1990. Quais são as bases que sustentam esse fundamento, enquanto uma resposta às demandas sociais para além das exigências do mercado contemporâneo? Este artigo se propõe a tecer uma análise crítica acerca das ideias norteadoras daquela importante reforma configuradas nas diretrizes curriculares que a acompanham, com destaque especial para o princípio da contextualização. Fundamentamos nossa leitura em uma perspectiva onto-marxista, descritiva e exploratória da pedagogia do contexto. O princípio da contextualização se configura, na prática, em uma lógica puramente tecnicista e gnosiológica. Ele se reduz à análise de um conjunto de dados necessários à solução de um problema a ser verificada em uma performance, conquanto o mundo real fica apenso aos discursos pedagógicos e a ontologia é subsumida ao paradigma da dita sociedade do conhecimento.

Palavras-chave : Reforma do Ensino Médio; Fundamentos Pedagógicos; Epistemologia da Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )