SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O princípio da contextualização na reforma do ensino médio no Brasil: em busca de uma leitura ontológicaPráticas colaborativas: o papel do outro para as aprendizagens docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FRITSCH, Rosangela  e  HEIJMANS, Rosemary Dore. O “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.194-203. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.09.

Este artigo aborda a experiência do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, tendo como objetivo debater o “novo paradigma da politecnia” como fundamento e princípio orientador da política educacional do Governo Tarso Genro (2011-2014). Metodologicamente, apoia-se em pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e entrevista em profundidade submetida a análise de conteúdo. Como resultados, afirmamos que as propostas da “escola nova” influenciaram os intelectuais socialistas e suas ideias pedagógicas chegaram à Rússia, onde foram muito difundidas, antes mesmo da revolução soviética. Ali, tais ideias sofreram algumas restrições, sendo tomadas pelas forças progressistas como parâmetro do debate sobre a renovação da escola em uma sociedade que lutava para construir o socialismo e desenvolver a indústria. Na implementação da política educacional no RS e na atuação das escolas, reproduzem- se dissonâncias e incompreensões sobre a dimensão conceitual da educação politécnica.

Palavras-chave : Política Educacional; Ensino Médio Politécnico; Politecnia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )