SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The “new paradigm of polytechnics” in the experience of Polytechnic High School in Rio Grande do Sul, BrazilCognitive skills and the use of digital games in school: The perception of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ANJOS, Daniela Dias dos; NACARATO, Adair Mendes  and  FREITAS, Ana Paula de. Práticas colaborativas: o papel do outro para as aprendizagens docentes. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.204-213. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.10.

Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com foco nas práticas de letramento matemático escolar e na formação docente. A equipe do projeto é constituída de seis professoras do ciclo de alfabetização de escolas públicas, quatro pós-graduandas e quatro docentes da universidade. O movimento do grupo consiste em: estudos, seleção de tarefas para a sala de aula, registro de práticas e produção de narrativas que são compartilhadas em encontros do grupo. Com base na perspectiva histórico-cultural, tomaram-se a narrativa de uma professora e seu compartilhamento no grupo para se analisar os modos de produção de conhecimento sobre práticas de ensinar e aprender matemática. Os resultados apontam indícios de aprendizagem docente nesse movimento entre coletivo e singular; a professora vai se apropriando de conceitos matemáticos e (re)significando-os, construindo novos modos de ensinar e de registrar suas experiências em sala de aula.

Keywords : Práticas Colaborativas; Aprendizagens Docentes; Letramento Matemático Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )