SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do SulHabilidades cognitivas e o uso de jogos digitais na escola: a percepção das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANJOS, Daniela Dias dos; NACARATO, Adair Mendes  e  FREITAS, Ana Paula de. Práticas colaborativas: o papel do outro para as aprendizagens docentes. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.204-213. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.10.

Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com foco nas práticas de letramento matemático escolar e na formação docente. A equipe do projeto é constituída de seis professoras do ciclo de alfabetização de escolas públicas, quatro pós-graduandas e quatro docentes da universidade. O movimento do grupo consiste em: estudos, seleção de tarefas para a sala de aula, registro de práticas e produção de narrativas que são compartilhadas em encontros do grupo. Com base na perspectiva histórico-cultural, tomaram-se a narrativa de uma professora e seu compartilhamento no grupo para se analisar os modos de produção de conhecimento sobre práticas de ensinar e aprender matemática. Os resultados apontam indícios de aprendizagem docente nesse movimento entre coletivo e singular; a professora vai se apropriando de conceitos matemáticos e (re)significando-os, construindo novos modos de ensinar e de registrar suas experiências em sala de aula.

Palavras-chave : Práticas Colaborativas; Aprendizagens Docentes; Letramento Matemático Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )