SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Práticas colaborativas: o papel do outro para as aprendizagens docentesSaberes e práticas em experiência de construção da sustentabilidade rural no nordeste brasileiro: extensão ou comunicação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

RAMOS, Daniela Karine  e  ANASTACIO, Bruna Santana. Habilidades cognitivas e o uso de jogos digitais na escola: a percepção das crianças. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.214-223. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.11.

Este trabalho tem o objetivo de discutir as contribuições do uso de jogos digitais no contexto escolar para o aprimoramento das habilidades cognitivas, partindo da percepção das crianças e do referencial teórico sobre os jogos digitais e a cognição. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, orientado por uma abordagem qualitativa, sobre uma experiência desenvolvida com duas turmas do ensino fundamental, envolvendo aproximadamente 50 crianças com idades entre 7 e 9 anos e utilizando os jogos da Escola do Cérebro, a qual integra jogos digitais para o exercício das habilidades cognitivas. Os resultados indicaram que as crianças conseguem identificar as principais habilidades exercitadas na interação com os jogos digitais, destacando-se a resolução de problemas, o controle inibitório, a atenção e a memória, bem como reconhecem contribuições à aprendizagem.

Palavras-chave : Jogos Digitais; Habilidades Cognitivas; Aprendizagem; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )