SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Educação liberal em Jacques Maritain índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

TRINDADE, Rui. Maria Montessori: educação, ciência e catolicismo. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.236-244.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.01.

Este é um texto no qual se reflete sobre a obra de Maria Montessori e, sobretudo, sobre seus fundamentos, dado que defendemos que a reflexão e o trabalho de pesquisa que a autora realizou não poderão ser entendidos, em suas potencialidades, vulnerabilidades e sequelas, sem identificar, discutir e compreender aqueles fundamentos, os quais se assentam, em larga medida, em um conjunto de sinergias ontológicas, epistemológicas e conceituais entre sua fé católica e sua fé na ciência. São essas sinergias que justificam a escrita deste texto, o que poderá ser explicado pela necessidade de superar os registos que abordam qualquer obra educativa de forma excessivamente circunscrita, no momento em que tendem a invisibilizar suas motivações ideológicas e opções epistemológicas para valorizarem, antes, os procedimentos técnicos e sua eficiência, de forma a tentarem legitimar, por esta via, a indiscutibilidade dessa obra.

Palavras-chave : Montessori; Movimento da Escola Nova; pedagogia católica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )