SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Maria Montessori: educação, ciência e catolicismoDomingos Evangelista, tradutor de Ferrière: reflexões a propósito de uma tradução conservadora de l’école active índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  CAMPOS, Névio de. Educação liberal em Jacques Maritain. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.245-254.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.02.

Examinaremos, neste artigo, a concepção de educação “liberal” de Jacques Maritain, expoente do pensamento católico europeu que não mediu esforços para defender uma educação na qual os ideais cristãos e liberais mantivessem-se vinculados. Atento aos rumos de seu tempo, projetou, em sua proposta pedagógica, aspectos da educação nova, mas também elaborou críticas a ela nos aspectos que expressariam o abandono dos ideais cristãos. A influência religiosa não o impediu de perceber as mudanças que ocorriam na sociedade, fazendo com que a Igreja Católica não fosse mais o epicentro. Identificaremos, em seu conceito de educação liberal, uma interlocução com as ideias da educação nova. A fonte central é a obra Rumos da Educação (Education at the Crossoroads), fruto de conferências proferidas entre 1943 e 1955 nos Estados Unidos, que nos permite analisar como esse intelectual problematizou questões pedagógicas tomando os preceitos católicos como referência central, sem desconsiderar as tendências da educação nova.

Palavras-chave : Jacques Maritain; educação liberal; Igreja Católica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )