SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Domingos Evangelista, translator of Ferrière’s works: Reflections on a conservative translation of l’école activeThe experience of the new classes in Saint-Martin de France (1945-1950) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

FRANCO, José Eduardo  and  PINHO, Rita Balsa. A crítica jesuíta à Escola Nova na Revista Brotéria (décadas de 1930 e 1940). Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.264-272.  Epub May 16, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.04.

Este artigo propõe-se a analisar a crítica dos pedagogos jesuítas portugueses publicada em duas dezenas de artigos na Revista Brotéria nas décadas de 1930 e 1940. O movimento da Escola Nova foi observado por pedagogos e filósofos da educação da Companhia de Jesus, nomeadamente Paulo Durão, José Gomes Braz e Costa Lima, que estudaram a teoria e os pressupostos desse movimento pedagógico valorizando os aspetos que coincidiam com os valores da pedagogia inaciana e criticando opções e práticas pedagógicas opostas aos princípios educativos da doutrina católica vigente. Mormente sua neutralidade religiosa e apropriação de “agremiações laicas”, que, alegadamente, estariam a instrumentalizar ideologicamente esse movimento educativo, para distanciar-se, ou mesmo opor-se, à chamada educação de inspiração católica. Procuramos refletir de maneira crítica sobre a evolução do pensamento jesuíta expresso na Revista Bortéria com relação à difusão da Escola Nova em Portugal no contexto do Estado Novo e salientar a tentativa de diálogo entre os articulistas pedagogos jesuítas e esse movimento que contribui para diversificar os ideários e metodologias pedagógicas implementadas no país.

Keywords : Escola Nova; jesuítas; catolicismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )