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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ROSA, Maristela da  y  TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Escolanovismo católico em manuais de pedagogia de Everardo Backheuser (1934-1948). Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.288-296.  Epub 16-Mayo-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.07.

A partir das concepções de campo de Pierre Bourdieu e de apropriação e representação de Roger Chartier, caracterizamos o projeto educacional backheusiano, representado pelo escolanovismo católico expresso em Técnica da Pedagogia Moderna de 1934 e Manual de Pedagogia Moderna de 1948. Para tanto, entrecruzamos estes manuais, a Encíclica Divini Illius Magistri, de 1929, texto norteador do pensamento pedagógico de Everardo, e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, documento seminal do movimento escolanovista no Brasil. No campo de luta entre os ideais de educação católicos e escolanovistas, Backheuser emergiu como representante de uma “terceira via” ao propor uma educação integral transversalizada pelo catolicismo, que representou a sua apropriação da Escola Nova. Este projeto mostra a intervenção católica na configuração e na difusão da Escola Nova e indícios de uma versão singular do escolanovismo que foi disseminada entre os professores primários nas décadas de 1930 e 1940.

Palabras clave : Escolanovismo católico; manuais de pedagogia; Everardo Backheuser.

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