SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Circulation and appropriation of personalized and communitarian pedagogy in Brazil (1959-1969)Regime of Collaboration: The experience of the Thematic Chamber of Education of the Metropolitan Region of Campinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

KUHN, Martin  and  KUHN, Mara Lúcia Welter. Dimensões sociais do conhecimento: implicações à docência e às práticas educativas. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.305-312.  Epub May 16, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.09.

O reconhecimento de um conjunto de outros saberes e práticas sociais diversas que se orientam a partir de outros critérios de rigor, para além da ciência moderna, ainda é questão de pauta hoje. Trata-se, fundamentalmente, de uma reflexão teórica sobre o reconhecimento de que o conhecimento é indelevelmente marcado pelas condições do humano. Tal entendimento permite questionar a perspectiva monolítica de ciência ou a possibilidade de um conhecimento científico desvinculado dos diferentes quadros históricos e sociais. Nesse sentido, é imperativo que tanto a escola quanto a formação de professores interrogue a ciência, o sentido e a intencionalidade do saber científico. A escola e a universidade, enquanto espaços e tempos de transmissão de uma tradição, devem se constituir em possibilidades de abertura de mundo.

Keywords : ciência; conhecimento; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )