SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Social dimensions of knowledge: Implications for teaching and educational practicesFrom learning: The lessons of teacher-Deleuze author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

GANZELI, Pedro; OLIVEIRA, Cleiton  and  ANDREATO, Ana Carolina. Regime de Colaboração: a experiência da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.313-321.  Epub May 16, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.10.

O artigo tem por objetivo analisar a dinâmica organizacional da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas, de forma a compreender os condicionantes que dificultam e aqueles que concorrem para a produção de ações colaborativas. Elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e acompanhamento das reuniões da Câmara Temática de Educação, o texto apresenta as ações governamentais na direção do regime de colaboração, assim como analisa a dinâmica do colegiado para a produção de atividades integradas entre os entes federados participantes. Foi verificado um processo nascente de institucionalização do regime de colaboração e de valorização do espaço regional para a efetivação do direito à educação.

Keywords : regime de colaboração; Região Metropolitana de Campinas; Câmara Temática de Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )