Educação UNISINOS
On-line version ISSN 2177-6210
Abstract
VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Do aprendizado: as lições do professor-Deleuze. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.322-331. Epub May 16, 2019. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.11.
Este artigo procurará retomar uma discussão surgida recentemente na França, interessada em demonstrar a íntima relação entre a atividade docente de Gilles Deleuze e a sua filosofia, e pensar suas implicações para o conceito deleuziano de aprendizado. Pouco trabalhado pelo filósofo francês, que dedicou apenas duas de suas obras para discutir tal noção, o conceito de aprendizado, a partir dessa produção francesa contemporânea, adquire um local de destaque no interior do pensamento de Deleuze e pode vir a contribuir com o estudo de muitos pesquisadores brasileiros interessados em articular a filosofia deleuziana com temáticas educacionais. Atestando a íntima relação entre o professor-Deleuze e o pensador-Deleuze, uma nova e interessante vereda de sua filosofia vem à tona e nos auxilia a pensar uma educação balizada por um conceito outro de aprendizado.
Keywords : Gilles Deleuze; aprendizado; pesquisa educacional.