SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Regime de Colaboração: a experiência da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de CampinasParceria e governamentalidade: ferramentas para problematizar as relações socioeducacionais contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Do aprendizado: as lições do professor-Deleuze. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.322-331.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.11.

Este artigo procurará retomar uma discussão surgida recentemente na França, interessada em demonstrar a íntima relação entre a atividade docente de Gilles Deleuze e a sua filosofia, e pensar suas implicações para o conceito deleuziano de aprendizado. Pouco trabalhado pelo filósofo francês, que dedicou apenas duas de suas obras para discutir tal noção, o conceito de aprendizado, a partir dessa produção francesa contemporânea, adquire um local de destaque no interior do pensamento de Deleuze e pode vir a contribuir com o estudo de muitos pesquisadores brasileiros interessados em articular a filosofia deleuziana com temáticas educacionais. Atestando a íntima relação entre o professor-Deleuze e o pensador-Deleuze, uma nova e interessante vereda de sua filosofia vem à tona e nos auxilia a pensar uma educação balizada por um conceito outro de aprendizado.

Palavras-chave : Gilles Deleuze; aprendizado; pesquisa educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )