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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

DAL’IGNA, Maria Cláudia  e  SIERRA, Jamil Cabral. Parceria e governamentalidade: ferramentas para problematizar as relações socioeducacionais contemporâneas. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.3, pp.332-340.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.12.

Este artigo descreve e analisa as relações socioeducacionais contemporâneas, utilizando como ferramentas o conceito de governamentalidade, de Michel Foucault, e o conceito de parceria, tal como proposto por Dal’Igna (2011) e Sierra (2013). Para sustentar a análise, apresentamos parte dos resultados de duas pesquisas desenvolvidas no campo da Educação sobre as relações de parceria: a primeira, entre família e escola; a segunda, entre Estado e movimentos sociais. Os resultados mostram que essas relações de parceria se tornam fundamentais para maximizar o governamento dos sujeitos a um custo político e econômico mínimo. O que importa é investir na parceria, fazendo com que cada um - mulheres-mães de crianças com baixo desempenho escolar ou os sujeitos da diversidade sexual, por exemplo - assuma responsabilidades e conduza suas ações para promover mudanças sociais.

Palavras-chave : parceria; governamentalidade; educação.

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