SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4The precariousness of the teaching work in PortugalThe school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

LOUREIRO, Clarice Moukachar Batista  and  ASSIS, Raquel Martins. Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.259-267.  Epub May 17, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.03.

Esse artigo apresenta a proposta de educação internacional elaborada por Jean Piaget em meados de 1930. Para isso, analisamos publicações do autor visando identificar sua concepção de espírito de cooperação internacional e a maneira de desenvolvê-lo nas escolas. Identificamos como o contexto sócio-histórico, marcado pela guerra e pelos nacionalismos, influenciou a construção de conhecimentos sobre educação e sobre psicologia. Por ter assumido a direção de importantes instituições internacionais de educação preocupadas com a promoção da paz pelas escolas, o autor aborda a problemática da educação de forma objetiva e científica. A educação internacional teria como objetivo principal propiciar a emergência da compreensão e da posição de reciprocidade diante dos pares e dos estrangeiros. O método a ser empregado, nas escolas, deveria aproveitar-se das tendências à solidariedade interna e à prática das regras de cooperação e dos métodos do self-government.

Keywords : Jean Piaget; educação internacional; Bureau Internacional de Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )