SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A precarização do trabalho docente em PortugalO conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LOUREIRO, Clarice Moukachar Batista  e  ASSIS, Raquel Martins. Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.259-267.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.03.

Esse artigo apresenta a proposta de educação internacional elaborada por Jean Piaget em meados de 1930. Para isso, analisamos publicações do autor visando identificar sua concepção de espírito de cooperação internacional e a maneira de desenvolvê-lo nas escolas. Identificamos como o contexto sócio-histórico, marcado pela guerra e pelos nacionalismos, influenciou a construção de conhecimentos sobre educação e sobre psicologia. Por ter assumido a direção de importantes instituições internacionais de educação preocupadas com a promoção da paz pelas escolas, o autor aborda a problemática da educação de forma objetiva e científica. A educação internacional teria como objetivo principal propiciar a emergência da compreensão e da posição de reciprocidade diante dos pares e dos estrangeiros. O método a ser empregado, nas escolas, deveria aproveitar-se das tendências à solidariedade interna e à prática das regras de cooperação e dos métodos do self-government.

Palavras-chave : Jean Piaget; educação internacional; Bureau Internacional de Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )