SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Jean Piaget and international education: Pedagogical practices for the construction of a method of understanding and reciprocity in childrenRetention and drop out in higher education distance learning programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

PACHECO, José Augusto; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi  and  SOUSA, Joana Raquel Faria de. O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.268-277.  Epub May 17, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.04.

Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola - entre o passado e o futuro - e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares - Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defende-se, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança.

Keywords : conhecimento; tecnologias digitais; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )