SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas criançasPersistência e evasão em aprendizagem mediada por tecnologias de informação e comunicação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PACHECO, José Augusto; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi  y  SOUSA, Joana Raquel Faria de. O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.268-277.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.04.

Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola - entre o passado e o futuro - e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares - Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defende-se, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança.

Palabras clave : conhecimento; tecnologias digitais; aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )