SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagemA didática e a docência no contexto da licenciatura em dança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ALBERTI, Taís Fim  e  PEREIRA, Zoica Bakirtzief da Silva. Persistência e evasão em aprendizagem mediada por tecnologias de informação e comunicação. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.278-287.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.05.

As taxas de evasão em cursos de ensino a distância (EaD) são consideravelmente elevadas em se tratando de modalidade educacional que surgiu justamente para ampliar o acesso à educação. Buscou-se compreender esse fenômeno a partir de estudo sobre alunos persistentes e evadidos de curso de graduação. Os resultados indicam, entre outros, que estudantes de baixa renda (P=0,0137) e não brancos (P=0,0601) apresentam maiores taxas de evasão quando comparados aos demais. Isso indica a necessidade de políticas públicas que contemplem também a permanência em cursos a distância. Ademais, os alunos que já tinham experiências com EaD foram os que mais evadiram. Isso pode indicar um novo perfil de estudante, que busca aquisição de competências e habilidades, independentemente da certificação. A relevância percebida e a utilidade social do objeto em relação à atividade profissional discriminaram significativamente os grupos (P=0,0619). Os estudantes que trabalhavam na área do objeto tratado evadiram significantemente menos.

Palavras-chave : evasão escolar; persistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )