SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A didática e a docência no contexto da licenciatura em dançaO tempo na educação pública: ensaio a partir do movimento “ocupa tudo” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MARCO, Fabiana Fiorezi de; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; MOURA, Manoel Oriosvaldo de  y  SOUSA, Maria do Carmo de. A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemática. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.298-306.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.07.

Este artigo tem por objetivo discutir aspectos relativos a um projeto formativo na perspectiva da teoria histórico-cultural, envolvendo professores e futuros professores da Educação Básica que ensinam matemática e estudantes de pós-graduação. Constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto financiado pelo Observatório da Educação/INEP/CAPES/Brasil. As análises dos dados mostram que, ao participar de um projeto formativo, os professores da Educação Básica se tornam autores de atividades de ensino, pois adquirem autonomia didático-pedagógica, rompendo com a falsa ideia de que podem ser considerados meros executores de propostas pensadas, única e exclusivamente, por especialistas da universidade. O projeto formativo também propiciou aos professores a aquisição de um modo geral de organização do ensino, em uma perspectiva humanizadora, a elaboração, a implementação e a avaliação de atividade de ensino como movimentos que os convidam a participar engajados no projeto.

Palabras clave : formação de professores que ensinam matemática; atividade pedagógica; projeto formativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )