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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MARCO, Fabiana Fiorezi de; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; MOURA, Manoel Oriosvaldo de  e  SOUSA, Maria do Carmo de. A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemática. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.298-306.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.07.

Este artigo tem por objetivo discutir aspectos relativos a um projeto formativo na perspectiva da teoria histórico-cultural, envolvendo professores e futuros professores da Educação Básica que ensinam matemática e estudantes de pós-graduação. Constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto financiado pelo Observatório da Educação/INEP/CAPES/Brasil. As análises dos dados mostram que, ao participar de um projeto formativo, os professores da Educação Básica se tornam autores de atividades de ensino, pois adquirem autonomia didático-pedagógica, rompendo com a falsa ideia de que podem ser considerados meros executores de propostas pensadas, única e exclusivamente, por especialistas da universidade. O projeto formativo também propiciou aos professores a aquisição de um modo geral de organização do ensino, em uma perspectiva humanizadora, a elaboração, a implementação e a avaliação de atividade de ensino como movimentos que os convidam a participar engajados no projeto.

Palavras-chave : formação de professores que ensinam matemática; atividade pedagógica; projeto formativo.

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