SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemáticaPedagogia feminista: narrativas autobiográficas, saberes e fazeres de mulheres camponesas1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CARVALHO, Rosa Malena de Araújo  y  BERTI, Andreza Oliveira. O tempo na educação pública: ensaio a partir do movimento “ocupa tudo”. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.307-315.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.08.

Compreendendo que a indagação da escolarização como uma questão pública faz parte da responsabilidade docente, ensaiamos uma aproximação com o veiculado sobre o movimento ‘Ocupa Tudo’, objetivando identificar os desafios que esses estudantes colocam quando exercitamos gestos pedagógicos em consonância com a educação como direito, o conhecimento como bem público e a escola pública como bem comum. A estrutura do texto, consequência de uma metodologia marcada pela experiência, traz o que consideramos público, a escola como espaço de proteção e o que se constitui autoridade no trabalho docente. Na interlocução com Arendt, Larrosa, Masschelein e Simons, abordamos os impactos que o ‘Ocupa Tudo’ causou, no momento de nossa formação continuada, fora do Brasil. Nas conclusões, identificamos o protagonismo juvenil desse movimento e destacamos pistas para a contínua formação de gestos pedagógicos em concordância com uma educação pública que resista à mercantilização e à colonização do estudar.

Palabras clave : escola pública; experiência; tempo escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )