SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4The time in public education: Essay starting from the movement “occupy everything”Freire’s legacy, feminisms and prostitution: Unveiling of the politician-pedagogic in research in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SILVA, Marcia Alves da. Pedagogia feminista: narrativas autobiográficas, saberes e fazeres de mulheres camponesas1. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.316-323.  Epub May 17, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.09.

O texto aborda uma experiência acadêmica que tem a intencionalidade de colaborar com a construção de uma pedagogia feminista que incorpore as questões de gênero, sem abandonar a proposta pedagógica advinda da educação popular, mas, ao contrário, dialogando com essa produção focando na intencionalidade do feminismo. A proposta é interdisciplinar e se ancora, especialmente, na área de educação, na sociologia do trabalho e nos estudos de gênero, a partir do resgate de histórias de vida em oficinas de artesanato com grupos de mulheres camponesas assentadas, participantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no interior do município de Pinheiro Machado, estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo, temos o propósito de contribuir para um processo de emancipação e empoderamento dessas mulheres camponesas mediante a implantação de cursos de artesanato para as mulheres envolvidas.

Keywords : gênero; campesinato; pesquisa biográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )