SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O tempo na educação pública: ensaio a partir do movimento “ocupa tudo”Legado freireano, feminismos e prostituição: desvelando o político-pedagógico na pesquisa em educação1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SILVA, Marcia Alves da. Pedagogia feminista: narrativas autobiográficas, saberes e fazeres de mulheres camponesas1. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.316-323.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.09.

O texto aborda uma experiência acadêmica que tem a intencionalidade de colaborar com a construção de uma pedagogia feminista que incorpore as questões de gênero, sem abandonar a proposta pedagógica advinda da educação popular, mas, ao contrário, dialogando com essa produção focando na intencionalidade do feminismo. A proposta é interdisciplinar e se ancora, especialmente, na área de educação, na sociologia do trabalho e nos estudos de gênero, a partir do resgate de histórias de vida em oficinas de artesanato com grupos de mulheres camponesas assentadas, participantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no interior do município de Pinheiro Machado, estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo, temos o propósito de contribuir para um processo de emancipação e empoderamento dessas mulheres camponesas mediante a implantação de cursos de artesanato para as mulheres envolvidas.

Palabras clave : gênero; campesinato; pesquisa biográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )