SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Pedagogia feminista: narrativas autobiográficas, saberes e fazeres de mulheres camponesas1O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível?1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Legado freireano, feminismos e prostituição: desvelando o político-pedagógico na pesquisa em educação1. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.324-333.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.10.

Neste artigo, discorro sobre as dimensões política e pedagógica do fazer pesquisa em educação, lançando mão de aportes do legado freireano, dos estudos feministas e de reflexões gestadas em experiências de pesquisa desenvolvidas em diálogo com mulheres prostitutas. Ciente das tensões entre esses campos do conhecimento, teço conexões entre eles argumentando que essa aproximação revela-se fecunda no sentido de favorecer a superação da antinomia: conhecimentos populares x conhecimento científico, (inter)subjetividade x objetividade, e de questionar sistemas universalizantes que caracterizam a ciência moderna, bem como algumas perspectivas feministas. Defendo, ainda, que o diálogo entre as contribuições do legado freireano e dos estudos feministas corrobora a construção de uma ciência crítica e popular pautada no desenvolvimento de pesquisas problematizadoras capazes de visibilizar a multiplicidade de experiências, saberes e demandas de mulheres prostitutas.

Palavras-chave : intersubjetividade; diálogo; feminismos; prostituição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )