SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Freire’s legacy, feminisms and prostitution: Unveiling of the politician-pedagogic in research in educationHistorical aspects of school education in the Brazilian prison institutions from the imperial period to the 21st century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

GUZZO, Guilherme Brambatti  and  LIMA, Valderez Marina do Rosário. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível?1. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.334-343.  Epub May 17, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.11.

O pensamento crítico, isto é, a capacidade e a disposição de avaliar proposições e de ser movido por boas razões, tem sido tradicionalmente considerado uma meta educacional. Estudos contemporâneos na área da psicologia, porém, questionam a ideia de que as pessoas sejam capazes de pensar criticamente ao sugerir que, em vez de se guiarem por razões, os sujeitos as usam primordialmente para poder justificar suas pré-concepções já estabelecidas. O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir as implicações dessas objeções ao pensamento crítico. Apesar de existirem boas razões para rejeitarmos a visão ingênua de que o pensamento crítico é um componente puramente racional da cognição humana, assumimos que ainda é possível, e necessário, defender a ideia de pensamento crítico e investir em seu desenvolvimento em escolas e universidades.

Keywords : pensamento crítico; racionalidade; tipos de pensamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )