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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GUZZO, Guilherme Brambatti  e  LIMA, Valderez Marina do Rosário. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível?1. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.334-343.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.11.

O pensamento crítico, isto é, a capacidade e a disposição de avaliar proposições e de ser movido por boas razões, tem sido tradicionalmente considerado uma meta educacional. Estudos contemporâneos na área da psicologia, porém, questionam a ideia de que as pessoas sejam capazes de pensar criticamente ao sugerir que, em vez de se guiarem por razões, os sujeitos as usam primordialmente para poder justificar suas pré-concepções já estabelecidas. O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir as implicações dessas objeções ao pensamento crítico. Apesar de existirem boas razões para rejeitarmos a visão ingênua de que o pensamento crítico é um componente puramente racional da cognição humana, assumimos que ainda é possível, e necessário, defender a ideia de pensamento crítico e investir em seu desenvolvimento em escolas e universidades.

Palavras-chave : pensamento crítico; racionalidade; tipos de pensamento.

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