SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Espelhos do presente em histórias do passado e profecias do futuro: comentários contemporâneos de jovens peregrinos a Juazeiro do NorteBiografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LESKO, Nancy. As promessas da conversa estudantil: a série de questões públicas de Harvard e as stuttering pedagogies. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.36-47.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.03.

A ampliação das conversas estudantis nas escolas foi uma das múltiplas reformas dos anos 1960-1970 que se contrapunham à passividade e a falta de atenção nas escolas dos Estados Unidos. A série de questões públicas de Harvard (Oliver e Shaver) contribuiu para um currículo de “novos estudos sociais” que promoveu explicitamente a discussão em sala de aula. Por meio de uma análise detalhada desse currículo, examinarei a conversa estudantil como uma prática pedagógica desejada. Pretendo historicizar o foco dos educadores na conversa em sala de aula e utilizar críticas feministas e pós-coloniais dos supostos efeitos universais do diálogo entre os estudantes (por exemplo, Boler). Os materiais a serem examinados incluem os materiais curriculares de Questões Públicas e manuais de professores, bolsistas secundárias do Harvard Public Issues Project (por exemplo, Bohan e Feinberg), discussões em sala de aula e minhas próprias lembranças de ensinar os “novos estudos sociais” como professora iniciante.

Palavras-chave : conversa de estudante; novo currículo de estudos sociais; objetos pedagógicos do desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )